quinta-feira, setembro 03, 2009

LEITURA...

Descobrindo seus defeitos

Conversando com um amigo, ele relatava sua insatisfação com os resultados de sua vida, para ele nada se concluía, tudo morria pelo caminho. Fiquei curioso e perguntei: “o que ocorre para gerar estes resultados?”. A resposta veio num tom de desprezo: “Tenho defeitos, sou fraco.” Fiquei imaginando quantas pessoas passam pela mesma emoção, com este sentimento de fraqueza. E é sobre este assunto que vou tratar.

Dentre os primeiros obstáculos que você encontrará no caminho para a realização de seus sonhos, estão seus defeitos e fraquezas. Você pode estar pensando: “Defeitos? Não tenho defeitos!”

Bem, deixe-me dizer-lhe uma coisa: não estou tratando de defeitos físicos, estou abordando os defeitos de ordem emocional, comportamental. Aqueles que nos pegam de jeito, aqueles que quando não tratados temos que estar nos policiando o tempo todo. Há pessoas que têm como seu maior defeito a arrogância, outros têm a prepotência, tem aqueles que são estourados, desligados e tantos outros. É um tanto estranho falar em defeito, parece que estamos tratando de um produto que adquirimos em uma loja, que recebemos um certificado de garantia. Qualquer defeito que apresente, podemos trocar. Mas se tratando de nós, seres mortais, a situação é bem diferente. Corremos o risco de sermos rejeitados pelo nosso ciclo social e isso dói em nossa alma, saber que somos rejeitados por defeito nosso principalmente neste mundo dos perfeitos. Temos que ser perfeitos, bonitos, inteligentes, magros, pura imposição do consumismo. O simples fato de você ter defeitos não significa que é pior do que as pessoas à sua volta. Afinal de contas, todo mundo tem um, alguns são visíveis para todos, enquanto para outros se mantêm ocultos, fora de vista. Somente você sabe que estão ali. Sejam eles grandes ou pequenos, permanece o fato de que eles precisam ser corrigidos e superados em algum momento. E por que não começar hoje?

É fácil demais viver sem corrigir quaisquer defeitos que possam retardar seu progresso. Nós nos apressamos a apontar os defeitos e as fraquezas dos outros. Às vezes usamos isso até como uma arma, pegamos pelo ponto fraco do outro. Mas, se alguém ousar em fazer o mesmo conosco, somos capazes de ter um ataque de fúria e ficar muito aborrecidos. Em vez de esperar que terceiros apontem seus defeitos ou sofrer uma retaliação dos seus amigos, por que não lidar com eles você mesmo e corrigi-los de uma vez por todas?

Acredito que compreender os nossos defeitos e fraquezas é um sinal importante de força, porém muitas pessoas não admitiriam de boa vontade que apresentam deficiências em algumas áreas.
Você conhece a frase: “por que ninguém me disse que eu precisava cuidar disso?” Culpar terceiros é um dos primeiros sinais de que você tem defeitos e não é tarefa deles dizer onde você está cometendo erros.

Os sonhos são seus, a vida é sua e, enfim, é sua a responsabilidade em dar atenção a tudo que você é, seja de bom ou de ruim.
Aprenda a ler os sinais, fique atento ao que as pessoas lhe dizem e enfrente essas questões. Melhor ainda, dê o primeiro passo, faça uma autoanálise, lide com grandes e pequenos defeitos e seja feliz.

Edmar Oneda
Coach de vida e sócio fundador da Academia do Palestrante

Tenha um bom dia!

Nenhum comentário: