segunda-feira, fevereiro 09, 2009

YAKUTSK


Yakutsk e uma cidade remota na Sibéria Oriental (população: 200 mil), famosa por aparecer no clássico jogo de tabuleiro Risk (versão do War) e por deter a fama de ser a cidade mais fria da Terra. Em Janeiro a média fica em torno de 40°C negativos. A névoa que cobre a cidade restringe a visibilidade a 10 metros. Moradores em pesados casacos de pele passam pela praga central, adornada por uma arvore de Natal congelada e uma estatua de Lenin.

A 5°C negativos o frio pode ser refrescante.

A 20°C negativos a humidade no nariz se congela e fica difícil não tossir.

A 35°C negativos a pele exposta ao ar fica dormente e a necrose é um risco.

E a menos 45°C até usar óculos fica complicado. O metal gruda no rosto e nas orelhas e rasga pedaços da pele quando você decide tirá-los.
Quase sem exceção, as mulheres se cobrem da cabeça aos pés com peles, muitas delas produzidas ali mesmo. Nesse clima a ética pouco importa. 'Vi na televisão que na Europa existem lunáticos que dizem que nao é legal usar pele porque eles amam os animais', diz Natasha, uma moradora de Yakutsk que veste um casaco de coelho e um encantador chapéu de raposa ártica. 'Deveriam vir para cá para ver se ainda se preocupam tanto com os animais. Aqui você precisa vestir peles se quiser sobreviver.'
Uma reportagem de Shaun Walker

2 comentários:

Moda by Andréa disse...

Muito interessante...Obrigada pelos comentarios.bjs Boa semana!

rosachiclt disse...

sim...p sabermos q existem vários motivos p tudo na vida...sempre existe mais um lado...
bjusol dea e sorte amada