terça-feira, novembro 17, 2009

MEIO AMBIENTE, ONTEM EM GASPAR E HOJE NO JORNAL DE SANTA CATARINA.

MEIO AMBIENTE
Mesa redonda debate prevenção a desastres
Especialistas apontam capacitação e fiscalização efetiva do Plano Diretor para reduzir impactos ambientais

GASPAR - Como minimizar os impactos ambientais e preparar as cidades para lidar com fenômenos climáticos? Um ano depois da tragédia que assolou o Vale do Itajaí, as perguntas ainda desafiam governantes e especialistas. Um debate promovido ontem pela Fundação Bunge, Canal Futura e FurbTV, reuniu o responsável pela área de Prevenção de Riscos da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Thiago Galvão, o vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, o geólogo e professor da Furb Juarês Aumond e o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), José Marengo. Durante uma hora, eles discutiram formas de prevenção e como dar suporte aos moradores em situações de catástrofe ambiental.– Eventos climáticos serão cada vez mais frequentes. Temos de zonear as áreas de risco e treinar as pessoas para essas situações – definiu o professor Aumond.No estúdio ao ar livre montado no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer da Bunge, em Gaspar, os convidados responderam a perguntas da plateia, formada por autoridades e lideranças comunitárias.– Boa parte das nossas cidades não se mostra preparada para ações de prevenção. Ocupações de áreas de risco são fruto da urbanização acelerada – explicou Galvão.O debate faz parte do programa Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, lançado pela Fundação Bunge com o objetivo de compreender as questões relacionadas às fortes chuvas que atingiram o Estado, em novembro de 2008. Ele está dividido em três etapas: a elaboração de projeto urbanístico para o terreno onde serão construídas 115 casas para os desabrigados, na Margem Esquerda; ações de disseminação de conhecimento; e entrega da obra de reconstrução da Escola Angélica Costa, no Sertão Verde. A segunda fase contempla ainda, além do debate de ontem, lançamento de livro e de documentário sobre o tema.
Serviço
Programe-se - o debate de ontem vai ao ar no Programa Sala de Notícias em Debate, do Canal Futura, às 21h30min do dia 24.

PARTICIPEI DO EVENTO COMO MAQUIADORA DAS AUTORIDADES PARTICIPANTES NO DEBATE, INFELIZMENTE NÃO TIREI FOTOS, ATÉ PORQUE O IMPORTANTE ERA O TEMA. APROVEITEM PARA ASSISTIR. BJUSOL

Nenhum comentário: